Make your own free website on Tripod.com

Desigualdades Sociais e Ideologia .

O Brasil é um país marcado pelas desigualdades sociais , ou seja , poucos tem muito, e muitos não tem quase nada.

Uma sociedade heterogênea onde vidros de carros importados refletem a imagem de crianças, que estão passando fome, e vendendo coisas à mando de outras pessoas, ou que estão ali somente para pedir dinheiro.

No Brasil o desemprego , uma das maiores causas dessa desigualdade, infelizmente vem aumentando a cada ano, e as pessoas que conseguem arrumar um emprego , recebem um salário que não dá nem para pagar as contas no final do mês.

E os aposentados, que trabalharam toda a sua vida para assegurar na sua velhice o direito de receber assistência ,são submetidos a atos de verdadeiro desrespeito e falta de ética. É comum vermos pessoas idosas mofando em filas para receber cuidados médicos, e também para receber a sua aposentadoria, que na verdade é uma mixaria que não dá nem para comprar os remédios necessários para a sua sobrevivência, e quando eles vão procurar ajuda, é aquela burocracia para conseguir os remédios.

No Nordeste, uma área onde também há muitas desigualdades, é também uma área de intensa pobreza, entra ano e sai ano, promessa vai, promessa vêm , e sempre é a mesma coisa. A cara de pau de certos políticos é tão grande que até culpam São Pedro, dizendo que a culpa de tanta miséria é simplesmente da falta de chuva.

Quando acontece alguma irregularidade por parte de algum político, e o povo toma conhecimento disso, logo surge um novo programa de TV ou quem sabe um campeonato de futebol, para abafar o caso até que a poeira baixe e as pessoas esqueçam o caso.

A Televisão que seria uma das melhores formas de transmitir cultura às pessoas, na verdade é uma verdadeira forma de bestialização em massa. Por que será que sempre que está perto de eleição o Globo Repórter transmite reportagens de animais da floresta Amazônica, ou da África???

E a educação no Brasil... é simplesmente vergonhosa, como pode uma pessoa que só sabe ler e escrever "casa, bola, pipa" ser considerada alfabetizada. Há países onde uma pessoa só é considerada alfabetizada quando sabe pensar e transmitir os seus conhecimentos e sentimentos através da escrita.

Mas não é só esse tipo de coisa que envergonha a educação no brasil, um exemplo são as escolas técnicas, como a nossa , que na minha opinião é um local onde se forma mão-de-obra barata ,ou seja, trabalhadores sem muitos conhecimentos , e que se não forem escolhidos para trabalhar em alguma empresa, só será mais um trabalhador desempregado para enriquecer as estatísticas, e se juntar à pilha de trabalhadores em busca de emprego.

Mas às vezes fico pensando... será que isso tudo é culpa nossa??? Será que toda essa desilguadade é fruto do fracasso pessoal de cada indivíduo ??? É claro que não!!! E é isso mesmo que eles querem que nós pensemos. E cada vez mais eles querem que agente se dane, afinal de contas o filhinho do empresário rico, no futuro vai precisar de alguém para varrer o chão da casa dele, e quanto a nós ???O que será de nós??? Devemos nos contentar com isso e ficarmos de braços cruzados??? Quem sabe se jogarmos na Tele-Sena, Mega-Sena, nossa são tantos tipos de Sena, que só servem para tirar o pouco de dinheiro que ainda resta ao trabalhador, que desenganado na vida e sem qualquer perspectiva, procurou alguma forma de ganhar dinheiro já que o que tem não dá para nada.

Mas não é isso o que devemos fazer não devemos ficar esperando uma oportunidade cair do céu. Devemos estudar e muito para também desfrutarmos o que esse país nos proporciona. E escolher com cautela os nossos governantes para quem sabe um dia vivermos num país em que as desigualdades sociais, no , mínimo não sejam tão grandes...

Assim espero...

 

 

Ricardo de Fatima Gonçalves Santos